.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Dia Nacional do Doente co...

. Sistema Cárdio-Respiratór...

. Ano Internacional do Sane...

. Dia Mundial da Saúde 2008

. Leucócitos

. Sangue

. The Human Body: Nervous S...

. Sistema Nervoso

. HIV / SIDA

. HIV / SIDA

.arquivos

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.Contador de Visitas

empresas
empresas
blogs SAPO

.subscrever feeds

Sábado, 13 de Outubro de 2007

Doenças Cardiovasculares

Doenças cardiovasculares
 
Nos países ocidentais, as doenças cardíacas são a principal causa de morte dos seus habitantes.
A origem está num confuso ritmo de vida, maus hábitos alimentares, “stress”, falta de exercício físico, fumo e álcool em excesso.

As doenças mais frequentes são:
  • A angina de peito, que se manifesta por uma intensíssima dor no peito, depois de um grande esforço, provocada por coágulos que bloqueia o afluxo de sangue no coração. Repousando, a dor desaparece.

 

  • O enfarte do miocárdio, a que alguns autores chamam “doença dos executivos” que também como na anterior, aparece com uma forte dor que se estende até ao braço esquerdo. É provocado por falta de irrigação sanguínea de uma das partes do coração, sendo muito grave requer repouso absoluto e um rigoroso tratamento medico. Disto padecem pessoas muito ocupadas que descansam pouco e têm muitas preocupações e responsabilidades.

 

Cuidados a ter com o coração:
 
A maioria das doenças cardíacas tem a sua origem numa série de maus costumes e determinadas maneiras de ser. Por isso, e dado que estas doenças têm tratamento difícil, é melhor preveni-las. Aqui ficam algumas dicas simples:
 
  1. Seguir uma dieta pobre em gorduras e rica em fruta e legumes.
  2. Procurar não ultrapassar o peso adequado à constituição física de cada um.
  3. Não fumar nem ingerir bebidas alcoólicas.
  4. Evitar o nervosismo excessivo, as emoções fortes(etc.), e procurar ter um ritmo de vida descansado, sem ambições ou inquietações angustiantes.
  5. Fazer exercício físico.

 

 

Chegou-se à conclusão que há um grupo de pessoas decididamente propensas às doenças cardíacas por causa do seu carácter.
São pessoas ambiciosas, exigentes, agressivas, que não ficam satisfeitas consigo mesmas até estarem esgotadas. É por isso que o enfarte aparece frequentemente nos homens de negócios. Por isso, a melhor prevenção, sem dúvida, é adquirir um ritmo de vida gratificante no qual se consiga ter os pequenos prazeres do dia a dia, sem pressas excessivas, seguindo uma alimentação correcta para evitar a obesidade e fazendo exercício físico moderado. Mas sobretudo é importante encontrar a paz interior e lembrar que tanto no dia a dia como no desporto, o importante não é ganhar, mas participar.
Se recordarmos que as doenças cardíacas são a principal causa de mortalidade no mundo ocidental vamos ter que reflectir sobre estas simples normas que vos acabamos de explicar.

As doenças cardiovasculares são responsáveis por 12 milhões de mortes por ano no mundo inteiro, e, na Europa, representam mais de metade de toda a mortalidade nas pessoas com mais de 65 anos. A grande discrepância na incidência de doenças cardíacas entre os países europeus é motivo de grande preocupação. Em França, quatro pessoas em cada 10 000 morrem prematuramente devido a doença cardíaca, enquanto que na Letónia a taxa de mortalidade das pessoas com mais de 65 anos de idade é mais de seis vezes superior.
 
                                                                                                    
Trabalho Realizado por:
- Alice Rosmaninho nº1
- Inês Júlio nº13
- João Assunção nº15
- Margarida Morais nº16
sinto-me:
publicado por EscolaJNJ às 18:29

link do post | comentar | favorito
|